Menu

facebook twitter Instagram Youtube Linkedin

Comunicação

Comunicação > PROJETO ARMAZENAGEM RESPONSÁVEL

PROJETO ARMAZENAGEM RESPONSÁVEL

Com o objetivo de capacitar os funcionários do Porto do Recife, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e a Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), realizou um treinamento sobre armazenagem responsável no dia 13 de novembro de 2018. O encontro ocorreu na área do auditório e contou com o palestrante Luiz Shizuo Harayashiki, gerente da gestão empresarial da ABIQUIM.

O Programa Atuação Responsável®, marca registrada da ABIQUIM, é uma iniciativa da indústria química brasileira e mundial com o objetivo de  demonstrar o compromisso voluntário na melhoria contínua de seu desempenho em Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

Com a  missão de promover o aumento da competitividade e o desenvolvimento sustentável da indústria química instalada no Brasil, a ABIQUIM apresentou propostas de ações para o desenvolvimento de estudo, visando o armazenamento seguro de produtos químicos, desenvolvendo um piloto no Porto do Recife e posteriormente nas outras aduanas de entrada de produtos químicos;

Com instruções sobre a implementação das análises de risco e preparação de atendimento a emergência no manuseio e armazenamento, de acordo com os requisitos do Programa Atuação Responsável, apresentou os cinco passos para evitar novos acidentes e reduzir seus impactos:

  1. Gerenciar sistemas preventivos existentes;
  2. Realizar ações preventivas para não deixar que aconteça a emergência;
  3. Atuar para eliminar/ extinguir rapidamente as ocorrências (atuação da equipe local-Brigada);
  4. Manter um sistema integrado de apoio para combate a grandes emergências;
  5. Apell;

Na palestra, as questões discutidas relacionaram-se ao cais e aos possíveis acidentes que a área pode abrigar. Isso inclui problemas com a segurança dos trabalhadores, ocorrência entre navios, vazamento de substâncias químicas para o meio ambiente e vários outros. 

O ponto mais trabalhado foi sobre como evitar acidentes com a armazenagem segura do produto químico, identificando  situações emergenciais e se preparando para enfrentá-las de uma forma segura, evitando danos maiores. Isso tanto em termos materiais, ambientais ou mesmo com relação às vidas humanas envolvidas.

O público presente na palestra foi formado principalmente pelos Diretores do Porto do Recife, funcionários da área de Meio ambiente e Operações.

“Considerando a importância do tema para o nosso Porto, visto que manejamos fertilizantes entre outros produtos químicos como o Coque verde, a palestra sobre armazenagem responsável foi de extrema  relevância para o Porto do Recife.” pontua a diretora de projetos e obras do Porto do Recife, Cintia Nogueira.

Segundo o CPRH os Portos terão até outubro de 2019 para se adequar a norma 13.303 e as licenças de Operação nas atividades com produtos perigosos e/ou químicos do Porto.

Galeria de Fotos

Veja + álbuns



Galeria de Vídeos

Veja + vídeos



Galeria de Áudio

Veja + Áudio



Movimentação

No momento

07navios atracados no porto público

07navios atracados

Toneladas em operação

286.038no último trimestre

1.068.471neste ano

Tábua de marés

Clique aqui

Vídeo Institucional