Porto do Recife

Recife, 21 de julho de 2017

04 de abril de 2017

MSC Orchestra Encerra a Temporada de Cruzeiros 2016/2017

Foto: Assessoria de Imprensa e Comunicação MSC Orchestra Encerra a Temporada de Cruzeiros 2016/2017

O último navio da temporada de cruzeiros 2016/2017 atracou no Porto do Recife no início da tarde desta segunda-feira (03.04). O MSC Orchestra - que navegou pela costa brasileira - trouxe a bordo cerca de três mil e quinhentas pessoas, entre turistas e tripulantes, que desembarcaram no Terminal Integrado de Passageiros (TMP) para conhecer as belezas naturais, cultura e gastronomia de Pernambuco. A embarcação permaneceu por 7 horas no ancoradouro recifense e zarpou no início da noite com destino a Santa Cruz de Tenerife, na Espanha. Nesta temporada de cruzeiros no Porto do Recife - que teve início em 18 de novembro e terminou no último dia 03 de abril - foram contabilizadas 20 embarcações com o desembarque e trânsito de 25 mil cruzeiristas. Para o presidente do Porto, Carlos Vilar, apesar de ter havido uma retração - quando se compara os números atuais com os da temporada 2015/2016 - a estimativa da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (ABREMAR), que previa uma queda maior, cerca de 30%, no número de navios e de passageiros, não se refletiu no Recife. "Quando vamos diretamente aos números da temporada passada, somamos 27 mil pessoas em 24 cruzeiros, contra 25 mil pessoas em 20 cruzeiros nesta temporada, então a queda foi bem abaixo do que previam", detalhou. Ainda de acordo com Vilar, o Recife é uma capital que sempre está na rotas dos cruzeiros que chegam e partem no mesmo dia e essas escalas são importantes para a economia da cidade. "Esses milhares de passageiros em trânsito movimentam o comércio local, como restaurantes, lojas e as agências de turismos, que oferecem opções de passeio aos cruzeiristas", explicou.Durante os seis meses desta temporada, a operação de destaque foi a  desenvolvida especialmente para atender 5 mil turistas que transitaram pelo Terminal Integrado de Passageiros (TMP), entre as movimentações de desembarque e embarque no navio Sovereign, no último dia 10 de março. Um planejamento estratégico envolvendo o Porto do Recife, a Empetur, Secretaria de Turismo do Recife, Companhia de Trânsito e Transporte Urbano, além da Secretaria de Defesa Social garantiu a segurança, a comunicação e a mobilidade dos visitantes.  Os turistas de cada navio que passou pelo ancoradouro recifense foram recepcionados por orquestras e dançarinos de frevo, maracatu e caboclinho. Também foram disponibilizados agentes bilíngues do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) para tirar dúvidas e orientar os visitantes na cidade, além de casas de câmbio para a troca de moedas dos passageiros. Os cruzeiristas ainda tiveram a oportunidade de receber gratuitamente guias e roteiros turísticos de Pernambuco e mapas para vários passeios. "A intenção era de que eles tivessem todas as informações possíveis sobre as riquezas de Pernambuco para que possam voltar posteriormente com amigos e familiares e conhecer melhor o nosso estado", finalizou o presidente.

Em manutenção.