Porto do Recife

Recife, 16 de agosto de 2017

Menu

Comunicação

Comunicação > Notícias

06 de julho de 2017

Filme sobre a Revolução de 1817 tem cenas gravadas no Porto do Recife

Foto: Assessoria de Imprensa e Comunicação Filme sobre a Revolução de 1817 tem cenas gravadas no Porto do Recife

O Porto do Recife é escolhido como cenário para o longa-metragem 1817: A revolução esquecida, docudrama da diretora Tizuka Yamasaki, feito em parceria com o também diretor Ricardo Favilla e com apoio do Ministério da Educação. A gravação das cenas será na área do cais, com a presença dos atores globais Klara Castanho e Bruno Ferrari, além de artistas da região. A obra une romance e relatos de estudiosos sobre um dos movimentos emancipacionistas mais importantes de Pernambuco.

As imagens captadas na área do cais farão parte dos minutos iniciais da produção. Em cena, Bruno Ferrari como o líder revolucionário Domingos José Martins, e Klara Castanho como Maria Teodora da Costa, filha de um rico comerciante português. Os dois forma um par romântico, numa espécie de Romeu e Julieta versão pernambucana. É no cais que Teodora vê pela primeira vez Domingos, quando este está trabalhando no processo de exportação e importação.

Para Tizuka, filmar dentro do Porto é algo de grande importância. “Esse local [Porto do Recife] foi estratégico para a Revolução de 1817, era através dele que todo o comércio local fluía e foi nele que os portugueses ficaram de prontidão quando souberam dos planos de independência. Por isso eu preciso do Porto pra contar a história do filme”, explica.

O longa-metragem deve ser lançado no final deste ano, com transmissão na TV Escola, emissoras públicas, universitárias e via web. O enredo é baseado no romance A noiva da revolução, escrito pelo jornalista pernambucano Paulo Santos de Oliveira. O livro também virou a HQ 1817: Amor e revolução, publicada pela Cepe.


Movimentação

No momento

06navios atracados no porto público

06navios atracados

Toneladas em operação

268.520no último trimestre

899.271neste ano

Tábua de marés

Em manutenção.

Vídeo Institucional