Porto do Recife

Recife, 21 de novembro de 2017

Menu

Comunicação

Comunicação > Notícias

24 de outubro de 2017

Temporada de cruzeiros 2017/2018 tem início

Foto: Bárbara Valdez
Temporada de cruzeiros 2017/2018 tem início

   Foi dada a largada para a Temporada de Cruzeiros 2017/2018. Ao todo são 15 navios confirmados, totalizando 22 operações realizadas em sete meses de tráfego turístico. Para explicar detalhes desse período, que é tradicional no cenário Pernambuco, a equipe do Porto do Recife realizou uma coletiva de imprensa na última sexta-feira (20). Jornalistas de veículos de publicação impressa e da televisão estiveram presentes para acompanhar as informações.    

   O primeiro navio deveria atracar no cais recifense domingo (22), porém por questões técnicas ele precisou replanejar a rota. Assim, na quinta-feira (26), o MS Sirena torna-se oficialmente o primeiro cruzeiro da temporada. Com aproximadamente 650 passageiros de diferentes nacionalidades, essa é a primeira viagem da embarcação, que deve permanecer cerca de dez horas atracada em Recife, chegando às 7h e partindo às 17h. Da capital pernambucana, ele segue viagem para o Rio de Janeiro.    

   No total são oito navios que transitam pelo Porto do Recife em 2017. Além do já citado estão o Aidacara (01.11), Seabourn Quest (19.11), MSC Musica (27.11), Costa Fascinosa (30.11), Costa Favolosa (08.12), Sovereign (09.12) e Med Queen (10.12).    Ao longo de 2018, sete novas embarcações atracam na área do cais. Outras cinco atracam novamente depois da passagem no ano anterior, o que totaliza 14 operações até o dia 03 de maio, quando se encerra a temporada com a passagem do Seven Seas Navigator, navio de bandeira bahamenha que segue viagem para a Espanha.    

   Dentro do período da Temporada 2017/2018 estima-se um fluxo em torno de 35 mil pessoas, número 20% superior ao de 2016/2017, quando transitaram pela cidade cerca de 28 mil turistas.

ORGANIZAÇÃO E RECEPTIVO  

   Para receber os visitantes, o Porto do Recife organizou uma operação em conjunto com a Prefeitura e diversos órgãos e instituições, incluindo Empetur, CTTU, Bombeiros, Polícia Militar, por meio da Cia Tur, Guarda Municipal, além da presença da própria guarda portuária.    

   Os turistas vão utilizar o Terminal Marítimo de Passageiros de Pernambuco (TMP) para as ações de embarque e desembarque dos navios.    

   Nos dias de operações, a CTTU irá controlar o trânsito no entorno do TMP, de maneira a evitar retenções. Para atender aos visitantes na área interna, a Empetur terá um posto de Informações ao Turista, com funcionários bilíngües. A Prefeitura dará suporte de atendimento ao turista com o Cat Móvel, ônibus adaptado para serviços de receptivo. A Central do Artesanato também disponibilizará uma unidade para exposição e venda de peças de artesãos pernambucanos.    

   No quesito mobilidade, a Prefeitura intermediará junto ao Cat Móvel ação com os taxistas, com o objetivo de auxiliar os turistas. Também haverá distribuição de folhetos em três idiomas (português, inglês e espanhol), com informações sobre os principais pontos turísticos da cidade, com ênfase no Bairro do Recife e no entorno do Porto. O material trata das opções gastronômicas oferecidas nos antigos armazéns e nas imediações do bairro histórico e traz informações sobre atrativos culturais, como os museus Paço do Frevo e Cais do Sertão, a secular igreja Madre de Deus, além do novo Cais do Imperador, espaço de contemplação de nossas paisagens emolduradas pelas águas.    

   Os visitantes que desejarem também terão a disposição um passeio gratuito da Jardineira Tour, que é um ônibus diferenciado, com bancos similares àqueles de praças antigas. O passeio segue em ida e volta até o Shopping RioMar.    


Movimentação

No momento

06navios atracados no porto público

06navios atracados

Toneladas em operação

290.965no último trimestre

1.190.236neste ano

Tábua de marés

Clique aqui

Vídeo Institucional