Porto do Recife

Recife, 21 de novembro de 2017

Menu

Comunicação

Comunicação > Notícias

29 de setembro de 2017

Porto limpa área de sucata

Foto: Roberta Black
Porto limpa área de sucata

Cerca de 600 toneladas de sucata ferrosa estão desocupando algumas das áreas do Porto do Recife. O material, que inclui pedaços de guindastes e equipamentos como portainer e transtainer, começou a ser removido desde o último dia 12 de setembro. A ação visa dar mais fluidez às operações portuárias, desobstruindo vários espaços que incluem o cais, pátio de containeres, galpão e um pátio utilizado para movimentação de coque de petróleo.

Os equipamentos que atualmente são sucata estão sem uso desde meados dos anos 2000, mas permaneceram no Porto do Recife aguardando um fim adequado. As máquinas têm vários metros de altura e em 2014 algumas delas começaram a ser cortadas de modo a evitar acidentes. Manter material que é considerado lixo acabava por reduzir o espaço para operações na faixa do cais e nos pátios.

A empresa que assumiu a retirada da sucata ferrosa foi a Atlantic Internacional LTDA-ME. Esta tem um prazo de até 120 dias, o qual pode ser prorrogado, para remover o material. Até a última sexta-feira (22), cerca de 250 toneladas já haviam saído do Porto do Recife, com parte da área do Cais 3 e do pátio de coque sendo os principais beneficiados.

O recolhimento da sucata, além de melhorar o movimento cotidiano de carga e descarga, deve contribuir para as operações de coque. No mês de agosto, o Porto realizou seu primeiro trabalho de exportação com essa matéria-prima. Foram cerca de 30 mil toneladas que seguiram em cabotagem para a região Sudeste. Negociações junto a Petrobrás e Agência Estadual de Meio Ambiente estão em andamento para manter esse fluxo de atividades. 


Movimentação

No momento

06navios atracados no porto público

06navios atracados

Toneladas em operação

290.965no último trimestre

1.190.236neste ano

Tábua de marés

Clique aqui

Vídeo Institucional