06 de julho de 2018

Alunos aprendem sobre operações portuárias

Foto: Bárbara Valdez
Alunos aprendem sobre operações portuárias

Numa visita ao Porto do Recife, alunos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Cabo de Sto. Agostinho, do curso de Logística, puderam visualizar na prática a estrutura de movimentação de cargas do setor. O grupo veio acompanhado da professora Fabiane Veras que ministra a disciplina de Logística Portuária e seguiram o passeio ao longo da manhã com o coordenador de operações aqui do Porto Abraão Ribeiro.

A aula prática teve como objetivo apresentar aos estudantes um pouco da realidade cotidiana que ocorre nas operações de embarque e desembarque de cargas, ou seja, o armazenamento dos produtos nos armazéns, a movimentação entre os navios e o cais e a liberação dos caminhões para fora da área portuária. O coordenador de operações explicou também sobre a operação com big-bag (saco resistente para transportar granéis) que estava ocorrendo no momento da visita em um navio que transportava barrilha (produto usado para fabricação de vidro, sabão, entre outros).

Durante cerca de duas horas, o grupo visitou diversos pontos do Porto, incluindo uma operação de descarga de milho no cais 01, o armazenamento de fertilizante no armazém do berço 4 e seguiu para o Terminal Marítimo de Passageiros (TMP), local onde ocorre o fluxo turístico da Temporada de Cruzeiros. Cada parada era um momento para tirar dúvidas e se admirar com as grandes embarcações atracadas.

Regularmente ocorrem visitas de alunos de diferentes idades ao Porto do Recife. Estudantes de séries primárias, cursos técnicos e superiores são recebidos pela equipe portuária com atenção e conhecem detalhes de como é trabalhar ao lado de navios do mundo inteiro.

Galeria: Alunos do IFPE visitam o Porto do Recife

oby7-4.jpg