Menu

facebook twitter Instagram Youtube Linkedin

Comunicação

Comunicação > Notícias

26 de outubro de 2018

Segurança no cais: palestra de capacitação

Foto: Bárbara Valdez
Segurança no cais: palestra de capacitação

Com o objetivo de capacitar os funcionários, o Porto do Recife realizou um treinamento sobre segurança no último dia 11 de outubro. O encontro ocorreu na área do auditório e contou com o palestrante Maximiliano Freitas, oceanógrafo mestre em Ciências Ambientais.

Na palestra, as questões discutidas relacionaram-se ao cais e aos possíveis acidentes que a área pode abrigar. Isso inclui problemas com a segurança dos trabalhadores, ocorrência entre navios, vazamento de substâncias químicas para o meio ambiente e vários outros. 

O ponto mais trabalhado foi sobre o derramamento de óleo. Como esse acidente pode afetar o oceano e quais ações devem ser tomadas de imediato foram alguns dos tópicos explanados por Freitas.

Ele comentou sobre barreiras de contenção, produtos oleofílicos — que retêm óleos — e da importância de contar com profissionais capacitados e seguir as etapas corretas de cada procedimento. Freitas 

Freitas é um dos profissionais ligados à empresa TNK Ambiental, que cuida da segurança relativa ao Plano de Emergência Individual do Porto do Recife. Este documento trata, entre outros aspectos, do derrame de óleos e de todos os riscos envolvidos nesses acidentes.

O público presente na palestra foi formado principalmente por funcionários da área de Recursos Humanos e Operações, bem como integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Saber sobre situações emergenciais e estar preparado para enfrentá-las é uma forma de evitar danos maiores. Isso tanto em termos materiais, ambientais ou mesmo com relação às vidas humanas envolvidas. Sendo assim, a palestra sobre segurança foi mais do que bem-vinda.


Movimentação

No momento

07navios atracados no porto público

07navios atracados

Toneladas em operação

286.038no último trimestre

1.068.471neste ano

Tábua de marés

Clique aqui

Vídeo Institucional