29 de outubro de 2018

Caminhoneiros recebem ação para qualidade de vida no Porto do Recife

Foto: Bárbara Valdez
Caminhoneiros recebem ação para qualidade de vida no Porto do Recife

Para embarque e desembarque de cargas dentro do Porto, os caminhoneiros são pessoas de destaque. Foi pensando no bem-estar desses profissionais que o Sest Senat, em parceria com o Porto do Recife, realizou uma ação, no último dia 25, com diversas atividades gratuitas.

Ginástica laboral e informações sobre direção responsiva estavam entre os temas abordados. O momento contou ainda com a assistência de um profissional da área de Educação Física e reuniu trabalhadores nos períodos da manhã e tarde.

Para entender melhor o evento não deixe de seguir com a leitura.

Como foi a ação no Porto do Recife

Os caminhoneiros que estavam na área do Porto do Recife foram recebidos com uma van itinerante do Programa Prevenção de Acidentes Sest Senat. No próprio local eles já puderam se cadastrar junto ao serviço social informando dados como nome completo e CPF.

A partir daí, os profissionais do Sistema S informaram das facilidades às quais os caminhoneiros vão ter direito, incluindo consultas médicas, cursos presenciais e online, além de serviços de esporte e lazer.

Durante a ação no Porto foram feitas atividades de alongamento, importantes para manter a saúde física de quem passa muito tempo trabalhando na mesma posição. A ginástica laboral foi conduzida pelo professor de Educação Física Windson Motta.

Ao todo quatro profissionais do Sest Senat estavam presentes para tirar dúvidas dos participantes. Eles ainda fizeram a distribuição de um kit assistencial com produtos de higiene, toalha e camiseta.

Uma pequena palestra com dicas de segurança no trânsito também foi apresentada. Entre as questões tratadas estavam:

• A utilização do cinto de segurança;
  • Importância do sono para aguentar rotinas de horas de viagem;
  • Atenção com substâncias químicas e consumo de álcool;
  • Pausas necessárias para descanso;
  • Necessidade de manter uma alimentação saudável para ter mais disposição durante a rotina pesada.

A programação, que começou por volta das 8h da manhã, seguiu até o período da tarde.

Sest Senat: qualidade de vida para os trabalhadores de transporte

O Sest e Senat são entidades civis voltadas para o ramo do transporte. O primeiro refere-se ao Serviço Social do Transporte e o outro ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte.

Ambos foram criados em 1993, por meio da Lei 8.706, e oferecem diversas atividades gratuitas para profissionais taxistas, metroviários, motoristas rodoviários, pilotos de aeronaves, entre outros.

Nas 140 unidades distribuídas por todo o Brasil existem:

• Cursos de capacitação;
  • Simulações de em aparelhos de direção;
  • Programas de educação;
  • Atendimento médico — odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição;
  • Atividades físicas — aulas de natação, circuito ciclístico, circuito de corrida, aulas de futebol, entre outros.

A rede de atendimento inclui o trabalhador de transportes, bem como seus familiares e dependentes (filhos, pais e companheiro).

Aqui em Pernambuco existem duas unidades na Região Metropolitana de Recife — uma no Cabo e outra no bairro do Porto da Madeira —, bem como setores em Petrolina, Serra Talhada e Caruaru.

Para conhecer melhor os serviços do Sest Senat é só acessar o site clicando aqui ou telefonar para 2119-0213, 2119-0243 e 2119-0229.

Para outras informações sobre a área portuária é só continuar acompanhando as postagens aqui do Porto do Recife.

Galeria: Ação Sest Senat promove qualidade de vida para caminhoneiros no Porto do Recife

9uhp-sest_senat.jpg
ko2a-sest_2.jpg