22 de abril de 2019

Navio MS Sirena encerra oficialmente a temporada de cruzeiros 2018/2019

O último navio da temporada de cruzeiros 2018/2019 atracou no Porto do Recife, neste domingo de Páscoa (21.04). O MS Sirena encerrou o ciclo de navios de cruzeiros, na cidade, que iniciou no dia 20.11.18 e que ao longo destes cinco meses trouxe ao Porto do Recife 20 navios e 29.115 passageiros, um número cerca de 15% maior em relação a temporada 2017/2018. Para receber os turistas no Terminal Marítimo de Passageiros, durante todo o período, foi montada uma grande operação conjunta com a Secretaria de Turismo do Estado, Empetur, Prefeitura da Cidade, CTTU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, entre outros órgãos e instituições.

O navio MS Sirena atracou às 7 horas da manhã no cais 2 do ancoradouro recifense, com cerca de 600 passageiros e 400 tripulantes à bordo. A embarcação de bandeira das lhas Marshall e com e 181m de comprimento vem do Rio de Janeiro e após a escala no Recife segue para Natal. O navio de cruzeiro estava previsto para o dia 23.04, mas em virtude do cancelamento de duas escalas antecipou a chegada. O Sirena ficou no Recife por cerca de 12h e nesse tempo os passageiros puderam fazer passeios por diversos pontos da capital pernambucana e cidades circunvizinhas. Por volta das 17h, o cruzeiro desatracou do Porto do Recife.

Tradicional no cenário turístico de Pernambuco, “os cruzeiros movimentam um público de milhares de pessoas a cada ciclo. São visitantes que embarcam e desembarcam no Porto do Recife seguindo em viagens nacionais e internacionais. Esse trânsito de passageiros ocorre desde o século XVI e de forma mais estruturada a partir de 1918, com o surgimento do Porto Organizado”, ressalta o presidente do Porto, Carlos Vilar.

PERFIL DOS CRUZEIRISTAS

Os turistas de cruzeiros dividem-se, basicamente, em dois grupos: os que estão em trânsito - deixam o navio por algumas horas para visitar a cidade e voltam ao cruzeiro para seguir viagem - e aqueles que de fato desembarcam ou embarcam na região.

De acordo com pesquisa realizada pela Empetur, entre novembro de 2018 e janeiro deste ano, a maioria dos turistas que chega ao Recife nos cruzeiros é estrangeira (79,90%). Dentre os visitantes, as mulheres representam 61,85% e os turistas acima de 65 anos correspondem a 45,78%. Muitos desses passageiros estão visitando a capital pernambucana pela primeira vez. (63,05%) e a primeira impressão parece ser muito boa, pois 86,45% recomendam a cidade aos amigos.

De forma geral, o tempo que o viajante permanece na capital é de 4h, gastam, em média, R$ 238,15 e 71,49% expressam desejo de retornar ao Recife. Entre os itens considerados de maior destaque, os turistas ressaltaram a arquitetura, a hospitalidade, as praias e a gastronomia.

Galeria: Navio Sirena

j2yx-img_6580.jpg