Porto do Recife

Recife, 21 de julho de 2017

Menu

Responsabilidades

Responsabilidades > Introdução

Introdução

Em atendimento a Portaria, SEP 104/2009 da Secretaria Especial de Portos, foi criada a Gerência de Gestão Ambiental e de Segurança e Saúde no Trabalho, a qual é responsável pelo monitoramento dos aspectos e impactos ambientais decorrentes das operações portuárias realizadas no Porto do Recife. O setor é composto por 04 (quatro) técnicos com formação na área ambiental, diretamente supervisionado pela Presidência do Porto.

Atendendo as Legislações Ambientais vigentes, através de metas ambientais e implantando Planos e Programas Ambientais, o Porto do Recife exerce sua função de Autoridade Portuária com base no princípio da sustentabilidade e da melhoria contínua dos seus processos operacionais.

Ambiental

Porto Sem Papel
O Porto do Recife gerencia online toda a movimentação de navios e cargas do ancoradouro. A informatização do processo foi possível com a utilização de um software criado pela Universidade de São Paulo, USP, que reduz a burocracia, agiliza a transparência das operações realizadas no Porto do Recife e reduz o consumo de papel, ação de extrema importância para a responsabilidade ambiental da empresa. O Porto do Recife S.A começou a utilizar o Sistema de Informação Porto Sem Papel, em 03 de julho de 2012

O Porto sem Papel é um sistema de informação financiado pela Secretaria Especial de Portos (SEP) e desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Através do sistema (denominado Sistema de Informação Concentrador de Dados Portuários) todos os dados necessários para atracação, operação e desatracação dos navios são unificados e disponibilizados para todas as instituições envolvidas na atividade portuária (ANVISA, Marinha, Ministério da Agricultura, Polícia Federal, Receita Federal e a Autoridade Portuária). Essa integração dos órgãos elimina a burocracia, diminui o tempo para obtenção das anuências e, consequentemente, o custo das operações em 25%, segundo estimativa da SEP.

Para saber mais acesse a página do Porto Sem Papel: www.portosempapel.gov.br

Movimentação

No momento

06navios atracados no porto público

06navios atracados

Toneladas em operação

353.076no último trimestre

840.438neste ano

Tábua de marés

Em manutenção.

Vídeo Institucional