Menu

facebook twitter Instagram Youtube Linkedin

Comunicação

Comunicação > Notícias

10 de setembro de 2021

103 anos de história

Foto: Coordenadoria de Imprensa
103 anos de história

Nos 103 anos do Porto do Recife a gente quer celebrar com quem fez o ancoradouro o que é hoje: o povo.

Portugueses, holandeses, espanhóis, franceses, americanos, brasileiros e tantas outras nacionalidades passaram por esse ancoradouro, movimentando não só açúcar, pau-brasil, riquezas, como também notícias, histórias e memórias.

Por esse cais chegaram os que aprimoraram a navegação, parte primordial da economia pernambucana hoje. Grandes nomes da literatura, engenheiros, imperadores, soldados, médicos e tantos outros tiveram como primeira visão do Recife o seu ancoradouro.

Enquanto a história se desenrolava, o Porto assistia, sempre ativamente, as mudanças na cidade e na cultura do seu povo.

Já dizia o escritor José Césio Regueira Costa: “A história do Porto do Recife não é história árida, seca, sem calor humano. O estudo do Porto não poderá ser desligado do estudo da própria cidade. Nem do estudo do homem que o povoa. Terá de ser história, mas será, também, um atraente capítulo de geografia humana”.

A cidade se desenvolveu e o Porto não ficou de fora. São 103 anos de porto organizado e continuamos a fazer história para Pernambuco.


Movimentação

No momento

05navios atracados

Toneladas em operação

1.077.340neste ano

Tábua de marés

Clique aqui

Vídeo Institucional