Menu

facebook twitter Instagram Youtube Linkedin

Planos, Programas e Relatório > Planos, Programas e Relatório

Planos, Programas e Relatório

PPRA

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais- PPRA, tem por objetivo estabelecer medidas que visem a eliminação, redução ou controle de riscos existentes nos ambientes de trabalho (causados por agentes físicos, químicos ou biológicos, em prol da preservação da integridade física e mental do trabalhador. A NR-9 determina a obrigatoriedade de elaboração e implementação do PPRA por todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados.

 

PEI

O Plano de Emergência Individual - PEI, tem por objetivo estabelecer as ações a serem desencadeadas em eventuais situações emergenciais de vazamentos de óleo e que tenham potencial para afetar a integridade física das pessoas, causar danos ao patrimônio e/ou gerar impactos no meio ambiente.

O referido Plano foi elaborado em consonância com os requisitos da Resolução CONAMA n° 398/08, apresentando uma abordagem estrutural que o compatibilize com as características das atividades realizadas no Porto do Recife.

 

PGRS

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS, possui como objetivo descrever o procedimento para a realização do gerenciamento de resíduos sólidos sob responsabilidade da administração da Porto do Recife S/A. O referido plano é atualizado anualmente, podendo ainda haver alterações e atualizações, para o seu melhor desempenho ou no caso de exigência de órgãos anuentes, tais como ANVISA e MAPA/VIGIAGRO.

 

PCA

O Plano de Controle Ambiental - PCA, apresenta os mecanismos para prevenir, controlar e monitorar os impactos ambientais decorrentes de poluições nocivas e/ou perigosas originadas das atividades portuárias nas áreas sob responsabilidade do Porto do Recife, visando a adequação dos procedimentos técnicos à luz da legislação ambiental vigente e demais normas pertinentes.

 

PCE

O Plano de Controle de Emergências - PCE, tem por objetivo eliminar dentro das instalações portuárias e retroportuárias (zonas:primária e secundária) do Porto do Recife, todas as situações consideradas de risco, utilizando para isso, todos os recursos existentes e disponíveis (equipamentos e procedimentos), para que sejam minimizadas em caso de acidentes as suas conseqüências, proporcionando de imediato, um pronto atendimento às vítimas, bem como uma rápida normalização da situação.

 

PAM

O Plano de Ajuda Mútua é um plano de segurança que objetiva a prevenção, mitigação e o controle de emergências que possam ocorrer na área do porto organizado ou em áreas comuns do porto, incentivando a atuação cooperativa e de forma organizada. Entre as atribuições no âmbito do PAM constam organizar ações visando aperfeiçoar a utilização dos recursos humanos e materiais existentes nas empresas participantes, objetivando a prevenção, controle e mitigação de emergências.

 

Plano de Contingência em Eventos de Saúde

O Plano de Contingência em Eventos de Saúde tem a finalidade de traçar estratégias de enfrentamento de Emergências de Saúde Pública, no sentido de prevenir e proteger a população vulnerável aos perigos e ameaças identificados. O plano do Porto do Recife está de acordo com normas e orientações estabelecidas pela ANVISA e Ministério da Saúde, o qual visa também conhecer o perfil de risco da localidade e o desenvolvimento das capacidades básicas de vigilância e resposta no Porto do Recife de modo a ter um sincronismo nas informações e ações.

 

Programa de Educação Ambiental

O Programa de Educação Ambiental do Porto do Recife S/A tem como objetivo de implementar ações destinadas a sensibilização sobre o meio ambiente para a população da área portuária e a comunidade do entorno de forma que os mesmos possam contribuir o desenvolvimento de valores ambientais e fortalecimento dos processos ambientais do Porto do Recife

 

Agenda Ambiental Institucional

A Agenda Ambiental Institucional do Porto do Recife S/A tem por finalidade estabelecer o princípio da sustentabilidade como valor institucional, relacionando um conjunto de ações integradas aos padrões de sustentabilidade. Dentro desse contexto, trabalhamos na implantação de instrumentos necessários à prevenção e controle dos impactos, dentro do que concerne às operações portuárias. Ao mesmo tempo, buscamos promover o controle ambiental das atividades portuárias, identificando impactos, responsabilidades, formas de atuação e controle.

 

Convênio com a Univer­sidade Federal de Pernambuco (UFPE)

O objetivo deste convênio é a cessão de instalações de acostagem do Porto do Recife como ancoradouro/atracação de um navio-escola (Embarcação Ciências do Mar IV), bem como incentivar o desenvolvimento de conhecimento técnico-científico aplicado às atividades portuárias. Além de viabilizar o uso das instalações de acostagem para a embarcação, o Porto do Recife contará com o auxílio dos estudantes da universidade pernambucana na elaboração de projetos ambientais e estruturais no ancoradouro.

 

Relatório de Sustentabilidade - 2020

Movimentação

No momento

07navios atracados

Toneladas em operação

521.332neste ano

Tábua de marés

Clique aqui

Vídeo Institucional