Menu

facebook twitter Instagram Youtube Linkedin

Características Ambientais da Área de Interferência do Porto > Características ambientais da área de influência do Porto

Características ambientais da área de influência do Porto

     O Porto do Recife está localizado às margens dos Rios Capibaribe e Beberibe, na porção centro-leste da cidade.  A área do Porto Organizado abrange 31.891.954,62 m², compreendendo as instalações portuárias terrestres e a infraestrutura de proteção e acesso aquaviário. O cais acostável possui uma extensão de 2.817 m e a profundidade relacionada aos diferentes trechos varia de acordo com o Cais.

    Com relação ao clima, o Porto do Recife está compreendido em uma área de clima tropical úmido, a temperatura média anual é em torno de 22 a 26ºC. Além das altas temperaturas, a área apresenta uma elevada insolação, contando com um total anual por volta de 2200 a 3200 horas de brilho de sol. Da mesma forma, a evaporação também é elevada apresentando valores de cerca de 800 a 1800 mm por ano. Neste contexto, outra importante variável é a umidade relativa do ar, cuja média anual varia em torno de 50% a 90%. Acerca das chuvas, a região apresenta uma precipitação pluviométrica anual de aproximadamente 2000 mm, apresentando um período de estiagem, que se inicia em Setembro e vai até Janeiro, e um período chuvoso, compreendido de Fevereiro a Agosto. Os ventos predominantes são os ventos alísios, com velocidades em torno de 3,1 a 4,7 m/s. A direção dos ventos é majoritariamente de SE nos meses de fevereiro a setembro, de E-SE nos meses de outubro e janeiro e de E-NE em novembro e dezembro.

     As marés na área do Porto do Recife são do tipo semidiurna, com período médio de 12,42 horas e número de forma F=0,09. Além disso, na área considerada, as marés apresentam uma altura média de 1,67 m, altura média de sizígia de 2,07 m e altura média de quadratura de 0,97 m. Na maior parte do ano, as ondas apresentam uma altura significativa maior que 1 m, porém no período de chuvas e ventos mais intensos, a altura significativa é maior que 2,5 m. A direção das ondas é predominantemente de SE de fevereiro a novembro e de NE de dezembro a janeiro.

Movimentação

No momento

05navios atracados

Toneladas em operação

119.031neste ano

Tábua de marés

Clique aqui

Vídeo Institucional