Menu

facebook twitter Instagram Youtube Linkedin

Comunicação

Comunicação > Notícias

15 de abril de 2020

Ações e medidas Covid-19

Foto: Coordenadoria de Imprensa do Porto do Recife
Ações e medidas Covid-19

O Porto do Recife S.A tem trabalhado com responsabilidade e prudência diante do atual cenário da saúde pública mundial. Desde o mês de janeiro, diversas medidas foram tomadas para garantir as operações essenciais do Porto do Recife, mas sempre resguardando a segurança dos colaboradores do ancoradouro e fornecendo toda a orientação necessária para a prevenção contra o Covid-19.

Como determina o Governo Federal, os portos do Brasil seguem funcionando e o Porto do Recife segue trabalhando para garantir insumos, matérias-primas e desenvolvimento para Pernambuco. Contudo, de acordo com o Decreto Estadual 48.809, de 14 de março de 2020, ficam suspensos os desembarques e a circulação da tripulação dos navios de carga, bem como as operações de atracação de navios de cruzeiros.

 Algumas medidas tomadas pelo Porto do Recife foram:

JANEIRO

  • Foram realizadas campanhas de esclarecimento sobre o COVID-19 através da intranet, distribuição de cartazes, panfletos, fixação de cartazes nos locais de tráfego de pessoas.

FEVEREIRO

  • No dia 19 de fevereiro, em parceria com a UNIKA, o Porto do Recife conseguiu junto com a ANVISA, equipamentos de proteção individual específicos contra doenças infectocontagiosas e promoveu, em parceria com a empresa Unika, um treinamento de como utilizar esses EPI’s, bem como capacitar os profissionais para realização de limpeza e desinfecção do ambiente no combate do Covid-19. Neste treinamento foram capacitados 03 funcionários da Unika que aprenderam como utilizar as vestimentas, o que deve ser descartado e o que deve ser direcionado para descontaminação.
  • Os funcionários de limpeza foram designados a intensificar a limpeza e desinfecção de forma freqüente em sanitários, puxadores, corrimãos, mobiliário das salas em uso, telefones e teclados, bem como, elevadores e áreas de grande contato.
  • No dia 17 de fevereiro, a equipe do setor de Meio Ambiente participou de treinamento no SAMU sobre os procedimentos de atendimento em caso de pacientes suspeitos do COVID-19.
  • No dia 14 de fevereiro, todos os pontos de acesso ao porto tiveram instalados suportes com álcool gel para higienização das mãos. No pré-gate, local de liberação dos caminhões para acesso ao porto, na balança rodoviária, no Terminal Marítimo de Passageiros (TMP), acesso de pedestre e no prédio administrativo.
  • No dia 06 de fevereiro foram disponibilizados no Terminal Marítimo de Passageiros - TMP avisos sonoros e panfletos fornecidos pela Secretaria de Saúde do Município.
  • No dia 03 de fevereiro foi realizada uma reunião com ANVISA com as agências, órgãos intervenientes, equipe do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto e órgãos atuantes diretamente nas operações portuárias.

MARÇO

  • No dia 25 de março, em parceria com o OGMO - Recife, foram instaladas lavatórios no lado externo dos sanitários existente no cais, a fim de evitar agrupamentos internamente e promover o reforço da higiene das mãos dos trabalhadores portuários e demais integrantes da atividade portuária.
  • Desde o dia 16 de março, os colaboradores cujas funções permitem a aplicação de regime home office/ou que corram maior risco de quadro grave (idosos, pessoas com doenças crônicas e grávidas) foram estabelecidos em suas residências, de acordo com a portaria DIRPRE n°17/2020.
  • O horário de expediente administrativo no Porto do Recife S.A. foi estabelecido de 9h às 16h, com intervalo para almoço entre 12h e 13h30, de acordo com a Portaria DIRPRE nº20/2020.
  • As áreas que tiveram que manter efetivo trabalhando devido à especificidade dos serviços prestados, teve a equipe reduzida em regime de revezamento para permitir o distanciamento mínimo de 02 metros.
  • No dia 12 de março, foi acionado o Plano de Contingência do Porto do Recife para atender a embarcação Silver Shadow que apresentou um caso suspeito (e posteriormente confirmado) de COVID-19. Onde algumas ações foram tomadas, tais como: isolamento da área do Cais onde estava atracada a embarcação; intensificação de limpeza e desinfecção no Terminal Marítimo de Passageiros e banheiros; disponibilização de infraestrutura e recursos para ANVISA. 
  • A partir dia 12 de março, foram intensificados a distribuição de EPI’s (máscara, luva e, dependendo da atividade, óculos) para os colaboradores que trabalham no cais, como a equipe de segurança, operações e meio ambiente do Porto.
  • No dia 03 de março foi realizada uma palestra conscientizadora com os técnicos da ANVISA com os representantes de cada setor do Porto do Recife e os órgãos envolvidos na operação de navio de passageiros. No dia, foram tiradas dúvidas dos colaboradores portuários sobre a doença e sintomas além do reforço sobre os códigos de higiene necessários.

ABRIL

  • Por iniciativa do OGMO - Recife e participação do Porto do Recife foram instaladas lavatórios móveis localizados na faixa do Cais, próximo às embarcações, com o intuito de intensificar a higiene das mãos dos trabalhadores portuários e demais integrantes da atividade portuária.
  • Na última quarta-feira (08.04) e quinta-feira (09.04), o Porto do Recife, em parceria com o Sest/Senat, promoveu uma campanha educativa para os caminhoneiros que estão envolvidos nas operações portuárias, com o objetivo de explanar a forma correta de higienização das mãos e cabine do veículo. Na ocasião, também foram distribuídos kits de higiene (máscara, luva, sabonete e papel higiênico) e kits com lanche.

 


Movimentação

No momento

07navios atracados

Toneladas em operação

521.332neste ano

Tábua de marés

Clique aqui

Vídeo Institucional