10 de dezembro de 2020

Ministro da Educação visita embarcação da UFPE atracada no Porto do Recife

Foto: Coordenadoria de Imprensa do Porto do Recife
Ministro da Educação visita embarcação da UFPE atracada no Porto do Recife

Nesta sexta-feira (10/12) o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, veio ao Porto do Recife conhecer a embarcação de pesquisa da UFPE, “Ciências do Mar IV”. Também foi a primeira visita do nosso novo presidente, Jaime Alheiros, ao laboratório de ensino flutuante.

Nos próximos cinco anos, o ancoradouro será a casa do navio, fruto de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Porto do Recife e a Universidade Federal de Pernambuco. A embarcação faz parte de um projeto de capacitação de pesquisadores em alto-mar, fomentado pelo Ministério da Educação (MEC), e é gerida pela UFPE, junto com a empresa Ipom Marine.

O Porto do Recife também saiu ganhando, já que além de viabilizar o uso das instalações de acostagem para a embarcação, contará com o auxílio dos estudantes de Oceanografia da universidade pernambucana na elaboração de projetos ambientais e estruturais no terminal. Durante a vigência do contrato o ancoradouro será contemplado com palestras, pesquisas, monitoramentos ambientais e análises técnicas.

O navio-escola servirá para a realização de pesquisas de alunos de graduação e pós-graduação não só da UFPE como também de outras universidades da Região Nordeste que possuem cursos na área de Ciências do Mar. Existem outros três laboratórios flutuantes semelhantes nas regiões Norte, Sul e Sudeste do Brasil. Além do Ministro da Educação, também compareceram a visita o reitor da UFPE, Alfredo Flores, e o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Lucas Ramos.