Menu

facebook twitter Instagram Youtube Linkedin

Comunicação

Comunicação > Notícias

14 de janeiro de 2021

Presidente do Porto do Recife participa de batismo da embarcação NT Santa Maria

Foto: Coordenadoria de Imprensa do Porto do Recife
Presidente do Porto do Recife participa de batismo da embarcação NT Santa Maria

Nesta quinta-feira (14/01) Jaime Alheiros, presidente do Porto do Recife, participou do batismo da embarcação NT Santa Maria, de propriedade da empresa pernambucana Agemar Infraestrutura e Logística.

O navio petroleiro ecológico chegou no mês passado ao ancoradouro recifense e vai realizar sua primeira viagem transportando gasolina e óleo diesel para Fernando de Noronha.

A embarcação possui uma configuração específica visando a proteção do meio ambiente: fundo e costado duplos, instrumentos de navegação com tecnologia de última geração e certificações expedidas por entidades classificadoras internacionais em todas as etapas do projeto, inclusive a ISO 14.001.

Com 40 metros de comprimento, o Santa Maria também foi construído nas dimensões máximas exigidas pelas normas de atracação no cais do porto de Noronha. Sua capacidade de transporte é de 440 mil litros, mais do que o dobro do Fernando de Noronha, navio que está sendo substituído pela nova embarcação.

“Procuramos desenvolver um projeto que minimiza ao máximo os riscos para o meio ambiente”, afirmou Manoel Ferreira, diretor da Agemar.

Além de garantir maior segurança ambiental nas operações de abastecimento de combustíveis, a nova embarcação também irá viabilizara implantação, nos próximos seis meses, de um Posto de Abastecimento de Aeronaves (PAA) no arquipélago pela empresa Revise Combustíveis, com sede em Natal (RN).

O terminal de combustíveis para aviões vai contribuir para a redução do custo operacional das companhias aéreas e também possibilitará a vinda de voos diretos dos grandes centros, sem a necessidade de parada no Recife para reabastecimento.

Além disso, as companhias passarão a contar com maior capacidade de transporte de carga, uma vez que seus aviões poderão decolar para o arquipélago com um volume menor de combustível.

 


Movimentação

No momento

07navios atracados

Toneladas em operação

1.085.784neste ano

Tábua de marés

Clique aqui

Vídeo Institucional