27 de fevereiro de 2015

Conheça o Recife Mal Assombrado em passeio gratuito

Foto: Francisco Valença
Conheça o Recife Mal Assombrado em passeio gratuito

Coordenada pela Secretaria de Turismo e Lazer, iniciativa do Olha! Recife acontece neste sábado, com saída da Praça do Arsenal, às 18h

Sucesso no ano passado, o passeio que conta lendas urbanas do Recife volta à programação do projeto Olha! Recife, organizado pela Secretaria de Turismo e Lazer. Recife Mal Assombrado, título do passeio, retorna neste sábado, com roteiro que contempla o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), Rua Nova, Praça Chora Menino, Academia Pernambucana de Letras e Cruz do Patrão, todos esses considerados lugares sombrios da capital pernambucana. A saída está marcada para as 18h, na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. Para participar, basta se inscrever nowww.olharecife.com.br, a partir das 8h da sexta-feira. É solicitado que cada participante leve um quilo de alimento não perecível a ser doado a instituições de caridade.

Outros passeios

Ainda no sábado, a população conta com o já tradicional passeio de catamarã que vai fazer o percurso Capibaribe e suas Pontes. A ideia é que os tripulantes consigam visualizar a cidade sob outro ponto de vista. A embarcação, cuja capacidade é para 120 pessoas, parte às 9h, do Catamaran Tours, que fica no Cais das Cinco Pontas, no bairro de São José, área central do Recife.

No turno da tarde, por volta das 14h, acontece o passeio de ônibus, saindo da Praça do Arsenal, para contar a história de Dom Hélder Câmara. O tour relembra a vida do religioso e passa pelo Memorial Dom Hélder Câmara, na Rua Henrique Dias; Igreja das Fronteiras, no bairro da Boa Vista; e Palácio dos Manguinhos, na Avenida Rui Barbosa. Ao término, o ônibus segue para Olinda, onde fica a Catedral da Arquidiocese de Olinda e Recife, mais conhecida como Igreja da Sé, onde Dom Hélder foi sepultado.

Para quem prefere caminhar ou pedalar, a pedida é os passeios do domingo, com rotas que têm saída marcada às 9h, também da Praça do Arsenal. No Olha! Recife Pedalando, os ciclistas farão o Circuito da Poesia, entrando em contato com a história de renomados escritores brasileiros. O tour passa por 12 estátuas espalhadas pela cidade, entre elas, as de Capiba, João Cabral de Melo Neto, Luiz Gonzaga, Carlos Pena Filho e Clarice Lispector.

Já o Olha! Recife a Pé percorrerá pontos que marcaram a história do antigo governador de Pernambuco, Francisco do Rêgo Barros. O Conde da Boa Vista, como ficou conhecido, foi um dos principais responsáveis pelo processo de modernização da cidade do Recife. No roteiro, estão o Cais da Alfândega, a Praça da República, com visita ao Palácio do Campo das Princesas, a Casa da Cultura e parte da Rua da Aurora, onde está a casa que pertenceu ao Conde.

Serviço:

Olha! Recife de Ônibus