16 de abril de 2015

Nelcy Campos

Em Sessão Plenária, a vereadora Vera Lopes, fez ontem (15.04.15) uma homenagem ao Prático da Barra Nelcy Campos. Na ocasião estavam presentes familiares e amigos de Nelcy; representantes da Capitania dos Portos; o diretor comercial e de operações do Porto do Recife, Carlos Vilar, acompanhado da ouvidora da instituição Etla Cruz.

Os registros da época contam que no dia 12 de maio de 1985, um dos três tanques do petroleiro Jatobá que carregava uma grande quantidade de material inflamável, pegou fogo no Cais do Porto do Recife, pondo em risco a população e o patrimônio histórico da cidade, num raio de 5 km.

O prático de barra Nelcy da Silva Campos, começou um perigoso trabalho de reboque por cerca de cinco quilômetros em alto-mar, onde o navio em chamas foi deixado à deriva.
'
Diante do ato heroico, Nelcy Campos foi intitulado “o herói pernambucano” e ganhou um busto de mármore exposto no Terminal Marítimo de Passageiros, na praça do Marco Zero.

“O verdadeiro herói é aquele que mesmo não dotado de ‘super – poderes’, consegue encarar os fatos e driblar o perigo sem perder a esperança [...] Naquela madrugada de 1985, Nelcy Campos não pensou na dificuldade, não viu as barreiras, sequer lembrou a possibilidade de morte, deixou 4 filhos e esposa em casa e foi fazer o que achava que deveria ser feito”, disse a vereadora.

1.085.784neste ano